• Mariliane C.Caramão

Dinheiro é coisa de criança. E pode ser divertido!

Embora uma minoria de pais e mães realmente orientem seus filhos na construção de um relacionamento saudável com dinheiro, é praticamente unânime o entendimento de que a educação financeira é um aprendizado importante para a vida.


Se você quer que seus filhos aprendam um pouco mais sobre dinheiro, continue lendo...


O passaporte para tal habilidade é recebido com o desenvolvimento da linguagem, por volta dos 3 anos de idade. A partir deste momento, a criança está apta a explorar a identificação de moedas e cédulas. O tamanho, formato, cores, figuras, tudo isso vai colaborar para a construção de significados maiores em relação ao dinheiro.


Conforme a pioneira da educação financeira para crianças, Cássia D'Áquino, o primeiro passo para a educação financeira formal da criança consiste em estimulá-la a reconhecer e manipular moedas e cédulas.


Pensando nas famílias que não desejam perder o excelente momento de aprendizado dos filhos, para incentivar comportamentos saudáveis, mas não localizam a hora ideal para uma abordagem leve e divertida; adequei um recurso que utilizo nas oficinas de educação financeira: os quebra-cabeças de cédulas de reais. Com ele você pode ensinar enquanto brincam.



Nas oficinas Repen$e os jogos são aliados valiosos para interagir com os alunos da educação infantil. Perante a falta de opções prontas que permitissem esse tipo de abordagem com as crianças menores, eu passei a personalizar o jogo com a temática financeira.


Durante uma viagem internacional encontrei a mesma ideia em prática. O que me entusiasmou mais ainda com a potência dessa atividade EXCLUSIVA que mostro no vídeo.


Temos versões para todas as cédulas de Reais: 2, 5, 10, 20, 50 e 100.


Não deixe para falar sobre dinheiro somente em momentos de estresse, fale com naturalidade!!!


Sejam bem-vindos a este espaço onde falarei sobre educação financeira sustentável!

Este é meu primeiro post no site Repense Kids e fico muitíssimo feliz que seja para mostrar o quebra-cabeças que pode te ajudar bastante a conversar sobre dinheiro com seus filhos ou alunos.


Quem desejar mais informações me contate pelos acessos do site.


Referências do texto:

Cássia D'Áquino; Como falar de dinheiro com seu filho.

Dr. David Whitebread and Dr. Sue Bingham; Habit Formation and Learning in Young Children.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo