• Mariliane C.Caramão

Economia Circular, já ouviu falar?

Atualizado: Fev 5

Imagina você comprar uma peça de roupa, usar bastante e quando estiver gasta devolvê-la à loja para confecção de uma peça novinha em folha. Imagina o material eletrônico daquele notebook estragado se transformar em uma confortável cadeira. Imagina aproveitar as tampinhas das embalagens para fabricar bancos, cadeiras, vasos. Essas são apenas possibilidades da economia circular.


A pandemia chamou atenção à preservação dos recursos naturais. E a economia circular é uma nova forma de pensar o futuro e como nós nos relacionamos com o planeta. Está baseada no reaproveitamento de tudo que é produzido.

O que é exatamente?


O modelo econômico predominante desde a revolução industrial é o da economia linear, que se baseia numa lógica de crescimento contínuo da produção.


Indústria: extrai, produz, descarta.

Consumidor: compra, usa, joga fora.


Desconsidera-se o que acontece após o ciclo de vida do produto e o impacto negativo sobre o planeta.

Nos últimos 100 anos, o uso de recursos nesse modelo aumentou exponencialmente, e dois planetas e meio seriam necessários para manter a taxa atual de crescimento até 2050.


2 PLANETAS e 1/2!!!


O paradigma da economia circular é diferente. Ela é projetada para poder se regenerar. Na economia circular, o consumo de energia é o mais limitado possível e os materiais utilizados em um ciclo são reaproveitados nos ciclos subsequentes de forma a minimizar desperdícios.


O que a economia linear considera um resíduo pode, na economia circular, transformar-se em recurso. Resíduos de hoje são as matérias-primas de amanhã. Assim, o horizonte de prosperidade econômica, ambiental e social é de longo prazo.


ACABAR COM DESPERDÍCIO E EVITAR RESÍDUOS NÃO RECICLÁVEIS


A transição de uma economia linear para uma economia circular exige compromisso e cooperação de todos. Do governo, para criar um sistema de regras e condições adequadas; das empresas, que devem redesenhar com eficiência seus produtos e cadeias produtivas; e por fim, dos cidadãos, que devem combinar a propriedade (de itens que possam ser desmontados e regenerados) com modelos de consumo alternativos, como compartilhamento e reaproveitamento.


COMPARTILHAR BENS E SERVIÇOS


O incentivo à exploração das energias renováveis, a criação de produtos mais duráveis, a renuncia aos meios de transporte poluentes são todos desafios que a economia circular coloca e que todo o sistema deve superar para garantir uma existência sustentável e, portanto, um futuro melhor para toda a humanidade.

PRIVILEGIAR A DURABILIDADE DOS RECURSOS


A ideia de transformar resíduos em matéria-prima, fechando o circuito entre produção e consumo, que parecia utopia para alguns, agora é iluminada. No exterior, lojas conhecidas como GAP e Macy's, por exemplo, já caminham nessa direção, seja com a confecção de novas peças a partir das antigas, ou da venda de roupas de segunda mão.


Por aqui, uma iniciativa bem fácil de compreender, na prática, o que é economia circular. Talvez até você já tenha participado do Projeto Tampinha Legal.


Qualquer pessoa pode juntar suas tampinhas de embalagens usadas e doar para uma entidade assistencial participante. Lá as tampinhas são separadas e encaminhadas para o Projeto. As tampinhas (resíduo) são vendidas às indústrias e servem como matéria-prima para novos objetos. Os recursos em dinheiro retornam para as entidades de projetos sociais.


Conseguiu entender a importância disso tudo?

Mesmo com pequenas ações podemos contribuir.

Se todos nos conscientizarmos e fizermos escolhas mais sustentáveis, mudando o comportamento, não pesa pra ninguém.

Não é mesmo?

Repen$e!



Saiba mais em:

www.ideiacircular.com/economia-circular

www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/economia-circular

www.tampinhalegal.com.br/web/institucional/










Posts recentes

Ver tudo

Contato

Utilize o formulário abaixo para enviar uma mensagem para nós. Será um prazer colaborar no desenvolvimento  dos seus filhos ou alunos!

Ou escolha o seu canal preferido clicando nos botões abaixo e fale conosco agora mesmo!

Whatsapp-512.webp
1431677-call-telephone-icon-telephone-ph

Siga nosso perfil no Instagram!

1024px-Instagram_icon.png

Endereço de E-mail

Telefone

(51) 99203.1484

Impulsione sua estratégia de Marketing Hoje mesmo.