• Mariliane C.Caramão

O que é consumo consciente?

Atualizado: 9 de jan.

O consumo consciente acontece quando estamos atentos ao fato de que a maneira como usamos dinheiro e crédito tem impacto não apenas no bolso, mas também no meio ambiente e na sociedade. A maneira como decidimos comprar, utilizar e descartar produtos ultrapassa a barreira individual.


Nas últimas décadas tomamos conhecimento de que nossos hábitos de consumo estavam esgotando os recursos naturais numa velocidade muito maior do que a capacidade de recuperação.


Veja alguns indicadores das relações de consumo consciente:


74,6% das famílias brasileiras endividadas em 2021.
74% de consumo de recursos naturais acima da capacidade do planeta.


A maneira como vivemos e consumimos exige recursos naturais acima da capacidade de recuperação do planeta, estamos consumindo os recursos que seriam das próximas gerações. Por si só isso reflete num maior nível de preços a longo prazo.


Quanto mais escasso um suprimento, maior é seu preço, tudo fica mais caro. Essa é uma questão econômica que se fundamenta nas leis de oferta e demanda. Uma quantidade maior de dinheiro vai sendo necessária à medida que há um desperdício geral. De certo modo, é como acontece na agricultura: se o clima ajuda e a safra é boa, o preço fica estável; se o clima não favorece e compromete a safra, o preço aumenta.


Por outro lado, já pensou no que acontece quando você organiza o cardápio da semana, avalia a vida útil de um eletrônico ou reforma uma roupa? Você está reduzindo a necessidade de recursos naturais ao mesmo tempo que não desperdiça dinheiro. O mundo que veremos em 2050 será reflexo do consumo de hoje.


Não é tarefa fácil de se manter consciente em meio ao bombardeio publicitário e intenso estímulo ao consumo. Mas vai ajudar saber que: as nossas decisões, além da razão, estão carregadas de emoção. Por isso, o autoconhecimento é tão importante. Através dele que vamos reconhecer e identificar as emoções que podem ser um gatilho ao consumismo.


Não raro, no impulso, classificamos um desejo momentâneo, uma vaidade ou até pressão social como um consumo por necessidade. Daí para o endividamento é um pulo. Por isso a importância de reconhecer desejos e necessidades. Isso te dará maiores chances de obter a coisa certa, na hora certa e pela razão certa. O controle das emoções pode tirar alguém da posição de devedor para investidor.


Portanto, repensar, sair do piloto automático, é fundamental. Além disso, uma ferramenta que permite efetivamente partir para a ação é ter um planejamento. Consumir com menor impacto, sem excessos e eliminação do desperdício exige uma espécie de saneamento financeiro.


A educação financeira sustentável contempla o bem-estar financeiro atual e futuro do indivíduo e também a saúde do planeta que nos sustenta. Nessa reflexão sobre consumo consciente é que podemos despertar para a importância das ações cotidianas e enxergar possibilidades de protagonismo no consumo. Como se vê, usar o dinheiro e o crédito com consciência tem muito a contribuir!


Abaixo algumas perguntas formuladas pelo Instituto Akatu para orientar um consumo consciente:

Por que comprar?
O que comprar?
Como comprar?
De quem comprar?
Como usar?
Como descartar?

Justamente as respostas podem engajar em atitudes cada vez mais consciente. Por exemplo:


INICIANTE

Reduzir o tempo de banho.

Fazer uma lista de compras para evitar excessos.

Economizar energia elétrica.

Separar o lixo.


INTERMEDIÁRIO

Organizar o cardápio da semana para reduzir ou eliminar o desperdício.

Pesquisar a procedência dos artigos que consome.

Priorizar a qualidade e a vida útil do que compra.


EMPENHADO:

Reaproveitar a água do banho, da lavagem de roupas e do cozimento para atividades domésticas.

Descobrir receitas com aproveitamento integral dos alimentos.

Verificar a eficiência energética dos aparelhos.

Substituir o descarte por reparar ou consertar.


Então, te convenceu de que a maneira como consumimos reflete na sustentabilidade financeira?

Sempre é uma boa hora pra começar ou agregar atitudes conscientes.

Até o próximo post.

gif


Referências:

https://akatu.org.br/por-que-consumo-consciente/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-11/cnc-endividamento-das-familias-atinge-maior-patamar-em-quase-12-anos




40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo