• Mariliane C.Caramão

O teste do marshmallow e a educação financeira infantil.

Atualizado: Jul 27

Crianças têm dificuldade em esperar, precisam de tudo com urgência. No entanto, a partir de determinado momento elas já conseguem controlar a espera. Daí em diante podemos direcionar atividades para ajudá-las a desenvolver a capacidade de adiar uma recompensa. Na educação financeira isso será importante para o planejamento, para desenvolver uma "musculatura financeira".


Acompanhe no vídeo abaixo o  teste do marshmallow, realizado nos anos 70 por pesquisadores americanos. Ele consistia em isolar cada criança (4-6 anos) em uma sala por 15 minutos e examinar seu comportamento a partir da declaração: "Você tem aqui 1 (um) marshmallow a sua disposição, pode comê-lo ou esperar até que eu volte e lhe entregarei mais 1 (um)".





Um terço das crianças testadas conseguiu concluir o desafio e receber o segundo doce. Durante os 10 anos seguintes as crianças da amostra foram acompanhadas e, em 1988, o estudo concluiu uma associação entre o maior tempo de espera a melhor desempenho acadêmico e socioemocional na adolescência.

Este estudo inicial incentivou outras pesquisas que envolvem as funções executivas e suas três dimensões: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade executiva. Atualmente diversas pesquisas descrevem os indicadores de amadurecimento das funções (que são interdependentes) e os benefícios em estimulá-las. O principal período de desenvolvimento é de zero a seis anos de idade, na primeira infância. O desenvolvimento das funções executivas será fundamental para a formação de habilidades mais complexas, sendo indicador de qualidade de vida na fase adulta.


Habilidades que envolvem planejamento dependem de áreas com maturação um pouco mais tardia, que estão ligadas ao gerenciamento da impulsividade e desenvolvimento da linguagem. Dentro do controle inibitório, então, autocontrole está relacionado a dominar o comportamento, apesar de impulsos e emoções. Ter autocontrole significa ter a possibilidade de agir de forma diferente da desejada instintivamente (como ter disciplina para terminar atividades não prazerosas, mas necessárias para um objetivo desejado).


$$$ olha aí a capacidade de poupar, guardar $$$


Isso tudo indica a excelente oportunidade para atividades envolvendo o adiamento de recompensas na educação infantil. Além disso, os novos estudos mostram uma forte influência do ambiente. Tanto as atividades menos organizadas desempenhadas no âmbito familiar, quanto as atividades mais estruturadas, que são planejadas por educadores, contribuem para o desenvolvimento do controle inibitório. O importante  é que as interações proporcionadas sejam relevantes.


Atender imediatamente uma solicitação da criança, algumas vezes pode até ser mais fácil, mas não colabora para o desenvolvimento dessa capacidade de adiar uma recompensa. Num país com baixíssimo nível de poupança como o Brasil,  essa "musculatura financeira" é essencial. E também está de acordo com a estrutura de modernização da educação, orientada a educar para a vida.


Em casa:

  1. Converse, motive, estimule a criatividade para resolver problemas.

  2. Insira desafios, desperte SONHOS.

  3. Treine adiamento de recompensas e a satisfação por atingi-las.

"Pessoas que não têm algo maior sendo construido, sem perceber, estão incansavelmente buscando algum tipo de recompensa".


Fontes:

Funções executivas e desenvolvimento na primeira infância: habilidades necessárias para a autonomia. Núcleo Ciência pela Infância, Insper.

Teste do marshmallow revisitado, Revista educação 2019/02/19.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Série Cidadania Financeira, estudos sobre educação, proteção e inclusão. Edição 5, competências em educação financeira.



34 visualizações

Contato

Utilize o formulário abaixo para enviar uma mensagem para nós. Será um prazer colaborar no desenvolvimento  dos seus filhos ou alunos!

Ou escolha o seu canal preferido clicando nos botões abaixo e fale conosco agora mesmo!

Whatsapp-512.webp
1431677-call-telephone-icon-telephone-ph

Siga nosso perfil no Instagram!

1024px-Instagram_icon.png

Endereço de E-mail

Telefone

(51) 99203.1484

Impulsione sua estratégia de Marketing Hoje mesmo.