• Mariliane C.Caramão

Perfil financeiro dos brasileiros

O que está por trás do baixo nível de poupança dos brasileiros. Foi querendo responder à essa pergunta que a pesquisa "A trajetória financeira do brasileiro" investigou como realmente nos relacionamos com o dinheiro. A primeira observação foi que para falar em dinheiro é preciso também falar da vida. Os entrevistados consideram que dinheiro em si não tem muito significado se for dissociado daquilo em que ele se transforma para cada um.


A pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) conseguiu identificar 5 perfis de comportamento que mostram que dinheiro é um reflexo da visão de mundo das pessoas, da forma como encaram a vida, os relacionamentos, a família.


Acompanhe aqui algumas curiosidades sobre cada perfil:



CONSTRUTORES: Vivem no momento presente, são realizadores, humildes, perseverantes, prevenidos, desconfiados. Gostam de dar um passo de cada vez, devagar e sempre. Dão valor a qualquer quantidade de dinheiro e fazem economia. São disciplinados. Não se intimidam pelos obstáculos da vida, mas também não se arriscam. Conferem valor a suas realizações, e não está nos planos conquistar algo sem esforço.

Frase: "Poupo sempre que sobra, mesmo que em pequenas quantidades".


CAMALEÕES: são realistas, despretenciosos, vivem com simplicidade, são adaptáveis, dificilmente saem da zona de conforto. Se ganham mais também gastam mais e vivem num eterno equilíbrio para pagar as contas. Eles adaptam-se ao mundo, ao invés de fazer sua vontade predominar. Não fazem planos para o futuro. Muitas vezes passam por dificuldades, mas seguem levando a vida de forma positiva. Acreditam que, ainda assim, conseguem realizar aquilo que é realmente importante pra si.

Frase “Sou do tipo que não consegue fazer sobrar, porque todo o dinheiro que entra é para pagar as contas do mês”.


PLANEJADORES: Enxergam à frente, traçam metas, são competitivos, líderes, racionais, obsessivos. Têm metas, estipulam objetivos para serem cumpridos em determinado tempo, mas estão sempre insatisfeitos. Movidos por desafios. Contornam e transpõem obstáculos. Se possuem renda maior, sabem mais sobre o mercado financeiro. Acumular dinheiro e vê-lo crescer é a maior fonte de satisfação. Frase: “Guardar dinheiro é um compromisso, já reservo uma parte assim que entra na conta”.


DESPREOCUPADOS: são imediatistas, inconstantes, necessitam de gratificação imediata, são hedonistas, possuem jogo de cintura, otimistas. Gostam de deixar os acontecimentos fluirem e estarem integrados com o mundo. São hábeis em aproveitar as oportunidades. Não estão atentos ao dinheiro e não gostam de atividades financeiras. Se estão em dificuldades pedem emprestado, doado. Em geral têm alguém na família que é o porto seguro.

Frase: “Não me preocupo tanto em poupar, prefiro viver o presente”.


SONHADORES: vivem no futuro, são curiosos, idealistas, intuitivos, otimistas. Têm mania de grandiosidade, arriscam, são envolventes, sedutores. Buscam propósito e prazer no que fazem. São resilientes, os sonhos são construídos em cima de valores e fortes crenças pessoais. Dinheiro é fundamental para as empreitadas, mas não são apegados. Acham inútil se deter a pequenos valores. Se possuem recursos financeiros aprendem minimamente sobre aplicações.

Frase “Não vou realizar meus sonhos com pequenos valores, preciso poupar um valor alto“.

A metodologia adotada para a pesquisa qualitativa se chama "montanha-russa" e leva as pessoas a olharem para a própria trajetória e observarem repetições de comportamentos e atitudes ao longo da vida. Os entrevistados conseguiram refletir, abrindo espaço para questionamentos.


O nível de poupança no Brasil é baixo, mesmo quando comparados com países de renda média inferior à nossa. O objetivo da pesquisa foi localizar subsídios para estimular a cultura do investimento. No entanto, num degrau abaixo, temos ótimos apontamentos para estratégias de educação financeira.


Fonte: Anbima


Relatório completo: https://www.anbima.com.br/data/files/76/83/F1/CF/9297F5108901E1F599A80AC2/Relatorio-A-trajetoria-financeira-do-brasileiro.pdf





12 visualizações

Contato

Utilize o formulário abaixo para enviar uma mensagem para nós. Será um prazer colaborar no desenvolvimento  dos seus filhos ou alunos!

Ou escolha o seu canal preferido clicando nos botões abaixo e fale conosco agora mesmo!

Whatsapp-512.webp
1431677-call-telephone-icon-telephone-ph

Siga nosso perfil no Instagram!

1024px-Instagram_icon.png

Endereço de E-mail

Telefone

(51) 99203.1484

Impulsione sua estratégia de Marketing Hoje mesmo.