• Mariliane C.Caramão

Quanto temos de água

O planeta Terra também é chamado de planeta Azul. Ele tem 70% da superfície coberta por água. Isso pode nos dar a falsa impressão de que temos água para consumir em abundância. Só que não. Apenas 0,26% da água existente encontra-se disponível para atender nossas necessidades vitais.

#diadaagua

97,5% da água do planeta é salgada.

O restante é água doce, mas a maior parte está em forma de gelo, neve ou no subterrâneo.

Conforme estudo divulgado pelo Instituto Akatu, apenas 0,26% da água está disponível para o consumo. Pouco, né!


A água para o consumo humano não é tão abundante quanto poderíamos imaginar.


Pessoas e o planeta possuem recursos limitados.


Assim como nós temos limites de tempo, dinheiro, crédito; a natureza também conta com limites de água, terra e energia.


Neste contexto que a educação financeira sustentável é tão importante. Quando desperdiçamos ou consumimos em excesso, não estamos desperdiçando apenas dinheiro, desperdiçamos também recursos naturais e comprometemos sua disponibilidade para as próximas gerações.


Comparando a água com o ouro.


O ouro chama a atenção por sua cor, brilho e resistência; já foi padrão monetário e ainda é um dos investimentos mais seguros. Tudo porque é amplamente reconhecido seu valor. Mas ele não seria tão valioso se não fosse raro. Se fosse abundante, isso não aconteceria.


A água, por sua vez, é imprescindível a nossa sobrevivência e até mesmo um consumo menor afeta os sentidos humanos. Uma vez que se tornasse rara poderia ser tão cara quanto o ouro.


Quanto mais rara, mais cara!


(Isso tudo considerando uma população privilegiada, abstraindo que neste exato momento milhões de pessoas não têm acesso à água, ou têm em péssimas condições).

Por isso, o consumo consciente do dinheiro é tão importante e coopera para a a sustentabilidade do planeta. Por isso, a importância desenvolvermos com nossas crianças, desde muito cedo, uma consciência de correlação entre utilização do dinheiro e preservação dos recursos naturais. Isso é sobre o futuro e o bem-estar de todos.


Quando ensinamos nossas crianças a fecharem a torneira enquanto escovam os dentes, enquanto brincam no banho ou lavam a louça; a cuidarem das roupas e dos brinquedos (produzir 1 camiseta consome 2.700 litros de água), a não poluírem rios e mares estamos cooperando com a sustentabilidade.


Beba água e pense nisso!

Posts recentes

Ver tudo